As cores e seus significados
Nós, seres humanos, somos naturalmente receptivos e influenciados pelo ambiente externo. E porque vivemos em sociedade, estamos fazendo trocas com os nossos semelhantes o tempo todo, trocamos informações e interagimos com ações e reações. Recebemos estímulos e devolvemos uma resposta a ele. Um dos estímulos visuais que recebemos vem por meio das cores.
Já parou para pensar na sensação que cada cor lhe traz? Eu por exemplo, só de ouvir a palavra azul eu posso associá-la ao nome de uma música, eu penso rapidamente naquela música: azul da cor de mar… e me vem a mente imagens agradáveis…
Imagino um céu lindo e azul e a sensação é certamente algo próximo a tranquilidade.
O estudo da psicologia das cores retrata o efeito de cada cor no comportamento humano. As cores exercem influência direta sobre nós e nos ajudam a começar a entender mais o comportamento do ser humano. Observar como esses recursos são aplicados no marketing e no branding nos ajuda a entender e planejar o nosso próprio negócio.
A psicologia das cores pode também ajudar nas suas vendas aumentando a sua taxa de conversão. Eu criei um guia em formato de e-book é o Guia Prático das Cores gerando negócios com valor. Se você se interessa pelo tema e quer se aprofundar mais, aqui vai o link do livro , Guia prático das cores gerando negócios com valor.
Se você estiver pensando em empreender, deve investigar um pouco para criar a marca de sua empresa bastante alinhada com que ela será e transmitirá ao público.
Vamos aprender um pouco mais sobre as cores e como melhor aplicá-las no mercado?
O azul é uma cor que não chama muita atenção mas encontramos com facilidade e abundância em nosso dia a dia, está presente no céu e no mar.
Na psicologia é associado a: confiança, segurança, calma, profundidade, estabilidade, sucesso, saúde e cura.
Efeitos: reflexão e contemplação. Retarda o metabolismo, diminui a pressão arterial e tem efeito calmante.
Quando evitar: evitar com temas ligados a comida – causa redução de apetite. evitar para demonstrar proximidade e amizade – cor fria e indiferente do ponto de vista emocional.
Quando usar: medicina, saúde, ciência, finanças, governo, limpeza e higiene, água, viagem marítima e alta tecnologia.
O vermelho é uma cor de impacto, grande visibilidade e intensidade. Está ligada a atenção e a emoções fortes e arrebatadoras, pode também ser relacionada à sobrevivência.
Na psicologia é associado a: coragem, liderança, energia, perigo, força, poder, desejo, amor e virilidade. Está ligado a ideia de evitar ou não usar determinado objeto, como por exemplo o botão vermelho do elevador, só usado em casos extremos.
Efeitos: Incentiva a ação. Aumenta a intensidade. Acelera o metabolismo, assim como a taxa de respiração e a pressão arterial. Estimula o apetite.
Quando evitar: não utilizar se quiser transmitir tranquilidade e discrição. Evite associar essa cor a temas ligados ao lazer, pois vermelho sugere alerta e perigo. Não usar em excesso, pois é muito estimulante.
Quando usar: Quando houver necessidade de destacar alguma coisa, provocar senso de urgência e demonstrar sensualidade e vigor. Os melhores temas para o vermelho são: comida, esporte, emergência, marketing, moda, entretenimento e sexo.
O amarelo é a cor mais energizante e mais clara. Está diretamente associada ao sol. Os alimentos são frequentemente associados ao amarelo.
Na psicologia é associado a: estímulo, energia, aquecimento, alegria, otimismo, esperança e espontaneidade.
Efeitos: Aumenta um pouco a pressão sanguínea. Estimula o lado racional do cérebro. Ajuda na tomada de decisão, trazendo clareza de ideias.Transmite transparência nas negociações.
Quando evitar: Não usar se quiser sugerir estabilidade, segurança e seriedade.
Quando usar: para dar ideia de algo com desconto, dar sensação de alegria e espontaneidade. Os melhores temas para o amarelo são: alimentação, produtos infantis, lazer para crianças, loja de desconto.
O verde á cor que imediatamente associamos à natureza. Representa também siga em frente ou está tudo certo. Está ligado a resposta afetiva, conexão emocional e julgamento social.
Na psicologia é associado a: natureza, vitalidade, frescor, harmonia, fertilidade, renovação, abundância, segurança e dinheiro.
Efeitos: tem efeito repousante para os olhos. Traz a ideia de ponderação e coerência. Equaliza emoções, criando equilíbrio entre a cabeça e o coração, o verde é resultado da soma de azul(racional) e amarelo(emocional).
Quando evitar: Não usar quando quiser indicar luxo e tecnologia de ponta.
Quando usar:Para dar uma sensação de relaxamento e calma. Indicar recomeço e bem estar. Os melhores temas para o verde são: ciência, turismo, natureza, medicina, saúde, lógica, dinheiro, artigos ecológicos e sustentabilidade.
O laranja é uma cor excitante e assim como o vermelho pode ser associada a alimentos. Oferece força emocional e auxilia na recuperação da dor. Pode ser associada a ação impulsiva.
Na psicologia é associado a:amizade, entusiasmo, fascínio, alegria, criatividade, determinação, atração, sucesso, encorajamento, impulso e estímulo.
Efeitos: aumenta o suprimento de oxigênio para o cérebro e estimula a atividade mental. Dá sensação de calor. É muito estimulante, pois é combinação de energia(vermelho) e alegria(amarelo). Ajuda a olhar o lado positivo das coisas e estimula a comunicação.
Quando evitar:dieta, lazer
Quando usar:Usar para chamar atenção. Os melhores temas para o laranja são:alimentação, alimentação saudável, ecommerce, tecnologia e entretenimento.
As crianças pré-adolescentes têm preferência pela cor roxa.
Na psicologia é associado a: sabedoria, independência, criatividade, arte, cultura, riqueza, extravagancia, otimismo, realeza, espiritualidade, mistério e magia.
Efeitos: Transmite equilíbrio, pois é combinação de energia(vermelho) e tranquilidade(azul). Estimula área do cérebro do pensamento abstrato, ativando a criatividade e a imaginação.
Quando evitar: Evitar quando quiser transmitir ideia de desconto, seriedade e com temas masculinos.
Quando usar: Quando quiser passar ideia de criatividade, riqueza e beleza. Os melhores temas para o roxo são: temas femininos, cultura, arte, produtos de beleza, produtos esotéricos e lgbt.
As cores também possuem um pouco de história e também curiosidades, quer saber mais? Veja aqui o artigo sobre curiosidades sobre as cores.
Deixe sua marca persuasiva e atraente usando a psicologia das cores! E ainda aumente a visibilidade do seu negócio.
A cor certa pode fazer os clientes amarem a sua marca ou se afastarem dela.
Crie você mesma(o) uma paleta de cores personalizada e ideal pra sua marca e para o seu tipo de público.
Construa uma marca profissional, magnética e inesquecível!
São mais de 80 páginas com o significado psicológico das cores, suas tonalidades, aplicação no marketing e muito mais!
Olá todos, tem meu primeiro ir para ver nisto web site, e postar é verdadeiramente frutuoso projetado para me, continue postando
tais artigos ou clientes.
Olá, gostei do conteúde de seu blog, muitas pessoas buscam assuntos como esse, obrigado por compartillhar.
Oi! Por nada! Fico muito feliz em poder compartilhar!
Se quiser acompanhar sempre as novidades do blog, é só se cadastrar aqui na lateral do site para receber tudo no seu e-mail!
Bjs
Que post massa velho, além de aprender e entender sobre o assunto dá vontade de virar o site inteiro vendo o que mais tem de interessante!!!
O seu artigo me ajudou muito, fui fazer uma apresentação e queria ver o significado das cores antes de concluir a apresentação para que tudo tivesse sentido e acabei encontrando o teu artigo. Obrigado
Nossa, fico muito muito feliz em saber que o artigo te ajudou!
Lu, este artigo é seu?
Gostaria de fazer uma citação de um paragrafo deste artigo em meu artigo de pós graduação em psicopedagogia.
Oi, sim é meu artigo. Pode citar, sem problemas. 🙂
Qual seria a cor ideal para um quarto?
Oi, depende para quem é o quarto?
Alguns estudos indicam por exemplo que para quarto de bebês é bom não exagerar no amarelo, por ser uma cor estimulante pode agitar as crianças, dificultando o sono e até fazendo elas chorarem. Já vi relatos que tons de azul são bons para usar no quarto porque relaxam. Na dúvida uma boa ideia é usar o neutro, branco e cinza claro com elementos de cor na decoração. Espero ter ajudado!
Ótimo artigo! Comprei o e-book por causa dele
Amei o conteúdo, muito prático, pois indica a aplicação de cada cor, porém senti falta das cores: preto, branco, cinza, marrom e rosa.
Poderia falar sobre estas?
No mais, parabéns!
Oi Monique, tudo bem?
A lista completa das cores incluindo preto, branco, prata, dourado e marrom estão de forma mais aprofundada no ebook, Guia das Cores. Bjs