Vivemos imersos num mundo multicolorido. Há cores pra todos os lados e isso é tão natural que não nos damos conta do quanto elas são importante pra nós. Os dias cinzentos costumam ser chamados de tristes, justamente porque em dias assim faltam cores.
O uso das cores vai muito além da estética, pois elas permitem criar uma associação emocional. Sim, emocional, porque as cores transmitem emoções.
Devemos levar em consideração o significado de cada uma das cores e de suas associações entre si, usando como base de informação o estudo da psicologia das cores. Eu escrevi um artigo com mais detalhes sobre a psicologia das cores, dá uma espiadinha aqui. E também criei um ebook sobre o tema o Guia Prático das Cores – gerando negócios com valor.
A cor pode ser um elemento essencial para criar e fortalecer o reconhecimento da marca, afinal é um dos elementos visuais mais rapidamente assimilados pelo nosso cérebro. Imagine que você está olhando rapidamente um feed cheio de informações, certamente irá parar naquela informação que mais atrair os seus olhos. Nesse escaneamento rápido de leitura, cores e imagens são o que mais se destacam.
A escolha da cor do seu logo precisa estar associada a sua estratégia de marca. A cor deve transmitir estilo e conceitos da empresa, de forma que o público receba essas informações subjetivamente só de olhar. Isso não quer dizer que o leitor vai imaginar, na verdade a cor é mais um ponto de apoio pra sua comunicação, criando um clima entre marca e cliente. Sabendo exatamente que mensagem/ideia a marca deve transmitir fica mais fácil acertar na comunicação.
Para representar melhor, selecionei algumas marcas que possuem a cor como elemento chave em seu branding.
Empresas que usam a cor como elemento chave no branding
TIFFANY´S
A Tiffany´s é um caso muito interessante. O famoso azul Tiffany é marcante e amado pelas mulheres. O azul usado pela Tiffany foi batizado com mesmo nome da marca. Essa cor foi criada através de uma parceria da empresa Tiffany com a Pantone. Detalhe importante é de uso exclusivo da marca Tiffany. Se procurar por aí não encontramos disponível para comercialização. O azul é conhecido por ser uma cor que acalma e traz confiança.
Podemos ver a força da marca e de seu azul no filme Bonequinha de luxo (Breakfast at Tiffany´s) eternizada por Audrey Hepburn.
A icônica caixinha azul da Tiffany aparece causando comoção no filme Noivas em Guerra.
Existe até um documentário que conta toda a história da marca Tiffany , com direito a participação da Pantone trazendo a história do processo de pesquisa do matiz exclusivo da cor.
Para assistir ao documentário Crazy About Tiffany´s sob demanda aqui vai o link.
ITAÚ
O Itaú é um bom exemplo de comunicação que prioriza as cores da paleta, buscando criar um clima sempre com tonalidades aproximadas. As imagens do Itaú trazem a presença marcante do laranja. Interessante observar que o logo do Itaú não tem laranja e sim azul e amarelo. O laranja que poderia ser considerado uma cor secundária na paleta de cores, ganhou muito espaço, sendo mais usada que as outras cores do logo. Vemos o laranja marcando presença prioritária inclusive nas agências do banco e nas bicicletas que rodam pela cidade. O laranja é uma cor que transmite energia e é amigável e afetuosa, o uso laranja aproxima o Banco Itaú dos seus clientes. Enquanto o azul traz a ideia de segurança e solidez e o amarelo a ideia de positividade.
T-MOBILE
A T-Mobile registrou a cor magenta para materiais de telefonia móvel.
Inclusive, o magenta da T-Mobile já foi parar na Justiça e a empresa ganhou a causa contra a AT & T que usou o magenta para divulgação de sua subsidiária Aio Wireless.
Isso quer dizer que ninguém pode usar o Magenta?
Bom, você não pode usar o magenta para nenhuma marca de telefonia móvel. E independente do setor, ninguém pode usar o Magenta deles, mas se for outra nuance da cor pode sim.
Na psicologia da cor, o Magenta é uma cor estimulante que inclusive pode influenciar pessoas a tomarem decisões rápidas.
Deixe sua marca persuasiva e atraente usando a psicologia das cores! E ainda aumente a visibilidade do seu negócio.
A cor certa pode fazer os clientes amarem a sua marca ou se afastarem dela.
Crie você mesma(o) uma paleta de cores personalizada e ideal pra sua marca e para o seu tipo de público.
Construa uma marca profissional, magnética e inesquecível!
São mais de 80 páginas com o significado psicológico das cores, suas tonalidades, aplicação no marketing e muito mais!