O Marketing de conteúdo tornou-se uma ferramenta essencial para gestão e divulgação de marcas. Sabe por que?
Porque é uma estratégia focada em relacionamento entre empresas e pessoas ou pessoas e pessoas.  E hoje relacionamento é tudo!

Com tantas opções de sites, blogs, perfis sociais por aí, é fácil perder o fio da meada. Você as vezes sente que queria ler e saber mais sobre várias coisas, mas não consegue? É uma sensação estranha de sobrecarga de informação. E como você faz pra selecionar o que realmente vai dedicar seu escasso tempo? Parece difícil né?

Então, naturalmente a gente faz esse filtro de escolher onde dar atenção de duas formas:
A primeira opção é por necessidade, se aquele conteúdo é realmente importante pra você e seu negócio, se é algo que você precisa aprender pra implementar, você vai achar um tempinho.
Ou a segunda opção é, se você já conhece aquela pessoa ou empresa e gosta do que ela oferece, você vai também achar uma brecha no seu dia, e o motivo é porque você já tem um relacionamento com essa empresa/pessoa. Você confia e gosta do conteúdo que ela te traz.

O trabalho de criar relacionamento com sua audiência é de longo prazo. Você vai oferecendo conteúdos e avaliando o que realmente o público gosta, porque um bom relacionamento leva um tempo pra se consolidar. Fazendo uma analogia bem doida, ninguém (na maioria das vezes) aceitaria casar com um desconhecido, não é?

Usando o meu blog como exemplo, tenho trabalho nele há um pouco mais dois anos, no início eu tinha pouquíssimos visitantes. Hoje as visitas aumentaram em 10 vezes mais. E não é só a quantidade de acessos que vale observar, mas a interação com o público. Tenho recebido muitas mensagens e emails, de lá pra cá essa interação cresceu muito. Isso quer dizer que minha mensagem está finalmente chegando nas pessoas, e eu me sinto muito feliz com isso!

A estratégia de marketing de conteúdo alcança as mais variadas pessoas, sendo elas clientes ou não. Você consegue ajudar pessoas a encontrar soluções, engajar e gerar valor para elas. A consequência disso tudo é uma percepção positiva da sua marca na mente e no coração do público. E podemos dizer que lá na ponta desse relacionamento, é possível sim conseguir um aumento nas sua vendas. Porém é apenas uma das consequências, se você estiver pensando apenas no lucro, sua estratégia de conteúdo pode ir por água abaixo. Porque o foco é o cliente, é ajudar pessoas e criar um laço com elas.

Vou contar aqui algumas formas de pensar e criar conteúdos para você começar ou aumentar a comunicação da sua marca com a sua audiência.

Seja útil!

Ofereça informações relevantes do universo que sua empresa atua. Se você domina o assunto, pode ser vista como uma especialista dentro do seu mercado de atuação. Entregue tutoriais, dicas, ensine como fazer as coisas.

 

Seja generosa!

Ofereça sempre mais do que é esperado, surpreenda as pessoas de forma positiva! Já ouviu falar na regra de Pareto? 80/20? Dê 80% de conteúdos de valor e gratuitos e reserve 20% para vender.

 

Seja humana!

Mostre que existe uma pessoa por trás da empresa. As pessoas se conectam e gostam de outras pessoas.

 

Seja promocional!

Fale sobre o seu trabalho, conte o que faz e como faz. É uma ótima forma de se promover sem incomodar as pessoas fazendo várias ofertas.

 

Seja engajadora!

Fale com as pessoas, pergunte, entregue, crie interações. Faça com que o leitor se lembre de você.

 

Essas são algumas das dicas para gerar conteúdo que uso no meu negócio com frequência. Eu criei um ebook com muito mais dicas para criar conteúdos, também indicação de onde buscar ideias e inspiração, assim como ferramentas para ajudar na sua gestão de conteúdo e redes sociais. Se você gostou desse artigo e quer se aprofundar mais, vou deixar aqui o link para você baixar esse e-book Planejador de Conteúdo 2018.

Baixe agora o e-book gratuitamente!