A grande maioria das pessoas utiliza o WordPress na hora de criar um site seja para seu negócio ou para uso pessoal, não é à toa que essa é a ferramenta de gerenciamento de conteúdo mais usada nos últimos tempos. O que dá a “cara”, o design para um site em WordPress é o tema. E é sobre como e onde escolher temas para WordPress que eu vou falar nesse post.
A aparência que o site tem é muito importante especialmente para os visitantes quando chegam e têm aqueles primeiros segundos de impacto. Se o visitante chega no seu site, olha, entende e gosta com certeza vai navegar.
Como escolher tema para site WordPress
1- Definir qual função
Para definir um tema a primeira coisa é saber qual função terá o site. Isso porque os temas são criados para cumprir funções, e toda sua estrutura e funcionalidades baseiam-se nisso.
Então, você precisa definir um objetivo principal, que é como seu site vai trabalhar para você. Ele poderá ser um portfólio, um portal de informações, um site de notícias, um site institucional … e por aí vai.
2- Organizar prioridade de informações
Agora ´importante ter em mente que tipo de informação você necessita exibir com prioridade. O que é realmente importante para seu visitante? Você pode querer que tenham muitas imagens e textos ou pode querer que seja bem clean por exemplo. Vale ainda fazer um rascunho de como você imagina o site, ou olhar similares e concorrentes antes de ir à busca do seu tema.
3- O tema será gratuito ou pago
Defina se o tema será pago ou gratuito. Eu recomendo usar temas pagos porque eles oferecem suporte ao cliente caso você tenha algum problema de instalação ou configuração. Os temas pagos também costumam ser melhor estruturados para oferecer mais funcionalidades como galerias de fotos, sliders, formulários etc. Costuma ser como uma licença, só pode ser usado uma única vez em um site.
Caso opte por um tema gratuito, também existem boas opções disponíveis, ele pode ser usado em mais de um site, mas não possui suporte.
4- Observar detalhes importantes
Escolher umas duas opções e avaliar algumas características importantes como por exemplo:
Exibição e compatibilidade em diversos navegadores (firefox, google chrome, IE etc)
Compatibilidade com versões mais recentes do WordPress.
Se é adaptável ou responsivo para celulares e tablets.
Suporte do desenvolvedor (se for tema pago)
Onde encontrar temas gratuitos e pagos para WordPress
Temas gratuitos para WordPress
Temas pagos para WordPress
Quer saber mais informações sobre WordPress? Dá uma olhada nesse post aqui e veja como instalar o WordPress.
É isso, espero que tenham gostado das dicas!
Não se sente seguro para fazer tudo sozinho(a) e precisa de ajuda? Escreve pra mim contato@pardeideias.com.