FTP, o que seria essa sigla estranha da web? Nada mais é que um protocolo para transferência de arquivos (File Transfer Protocol – FTP). É um arquivo saindo do seu computador para o servidor de hospedagem do seu site e vice versa. Você envia para lá qualquer tipo de arquivo que deseja hospedar no ambiente do seu site. Os formatos são diversos como: documento de texto, foto, planilhas etc.
E você se pergunta, por que eu vou querer fazer isso?
A resposta é para disponibilizar o conteúdo desses arquivos para seus visitantes.
E como faz o FTP?
1- Instalação do FTP
É preciso escolher um programde FTP, fazer o download e instalar.
Existem diversos programas que fazem o trabalho de transferência de arquivos via FTP.
São alguns deles: Filezilla, WinSCP, NetDrive e etc.
O meu favorito é o Filezilla, o legal é que alguns serviços de hospedagem ensinam a configurar alguns desses programas mais conhecidos.
2- Configurando o FTP
O programa de FTP primeiro precisa estar configurado de maneira correta para conseguir conectar com o seu site. As empresas de hospedagem muitas vezes sugerem alguns programas de FTP e disponibilizam arquivos de configuração para facilitar.
Os dados de configuração são:
endereço (host): é o endereço de conexão no servidor e usa informações do site que será acessado.
usuário (user): é o mesmo que login, nome que usa para entrar em área restrita por senha
senha (password): senha que é combinada junto com o usuário
porta (port): é necessário colocar o número da porta e em geral é a 21.
3- Entendendo a Interface
O programa de FTP exibe basicamente uma tela dividida em dois. Onde uma lado (geralmente o esquerdo) é o seu computador e o outro lado (à direita) é o local onde seus arquivos de site estão hospedados no servidor.
Basta você arrastar de um lado da tela para o outro que a cópia é feita. Seja do seu local para o servidor ou o caminho inverso.
Importante: Se copiar um arquivo que já exista da sua máquina por exemplo para o servidor, o programa perguntará se você deseja sobrescrever (substituir) o arquivo que já existia. E isso apagará automaticamente o arquivo que já existia, portanto é preciso prestar muita atenção. Uma boa dica é renomear o arquivo para não perdê-lo antes de copiar.
Até aí tudo bem, mas só é possível copiar arquivos por FTP?
Não, uma outra forma é usar o seu sistema de gerenciamento, como o WordPress por exemplo.
No WordPress existe a opção de adicionar mídia, que tem um funcionamento similar ao ftp, além de imagens, pode-se adicionar documentos de texto, pdfs e vídeos por exemplo.