Se você trabalha por conta própria é bem provável que sofra com grande quantidade e diversificação de coisas que tem pra fazer. Afinal, quem nunca se perdeu no meio de tanta tarefas?
Então, pensando nisso trouxe 3 dicas simples que vão te ajudar a se achar no meio da correria.
Vamos lá?
Existe um método chamado DRD apresentado por Gerônimo Theml no seu livro “Produtividade para quem quer tempo”. Que quer dizer:
D de descarregar, anotar em algum lugar
R de reunir , agrupar as informações similares
D de distribuir as tarefas em blocos ao longo dos dias
Vou mostrar alguns exemplos como aplico parte desse método nas dicas.
1- Anotação
Um dos grandes motivos pelos quais deixamos de fazer algo é por esquecimento. Por isso anotar tudo o que precisa ser feito é o primeito e mais importante passo da sua organização.
Você pode pensar que vai se lembrar com certeza, mas acaba esquecendo ou então, começa a ficar com angústia porque tem muita coisa na cabeça.
Essa angústia de ter muitas coisas pendentes na cabeça é resolvido com uma boa anotação, se você já estiver na cama para dormir ou na rua e lembrar de algo, anota rapidamento no seu bloco de notas do celular ou um pedaço de papel.
2- Organização / Distribuição
Não basta só anotar é importante separar em categorias também. Você pode usar 2 tipos de organização:
📌Por tipo de tarefa: Anote de forma agrupada tudo o que você tem de tarefas similares, ou seja, coisas que você pode fazer em sequência para ganhar tempo.
Exemplo: se você precisa responder emails, mensagens de whatsapp e enviar orçamentos, pode agrupar essas tarefas juntas. Você pode abrir o Word, Whatsapp ou seu email e ir escrevendo, respondendo ordenadadamente cada uma das pessoas. É uma forma de ganhar tempo porque seu cérebro estará em modo de função similar para o mesmo tipo de tarefa. Além de nãoi ter que abrir programas difernetes e para para se concentrar em uma atividade totalmente diferente da anterior.
📌Por período do dia: Se preferir, separe as tarefas por período do dia. Assim, você modula o seu dia para atender por um período de tempo cada grupo de ação necessária.
Exemplo: Eu acho interessante separar um módulo do dia para o cliente x por exemplo, assim eu consigo me concentrra bem no que aquele cliente precisa e atender melhor as demandas dele.
3- Prioridades
Você sabe tudo o que precisa fazer, já deixou anotado, mas é preciso analisar as prioridades. O que for mais urgente e importante precisa ser feito antes e depois as tarefas que dão suporte às outras.
Primeiro precisa cuidar das urgências, um erro em uma entrega, um problema grave com cliente …
Segundo as coisas importantes que impactam o seu trabalho. Exemplo, pagar um funcionário, comprar algum material etc..
Em seguida tarefas que servem de base, ou seja que precisam ser feitas antes de outras que dependem dela. Exemplo: pegar aprovação do layout com cliente para poder ir para a fase de execução.
As tarefas seguintes podemos organizar observando os prazos de entrega e agendamentos etc.