A primeira impressão e comportamento humano

Você já teve um primeiro contato com alguém e amou a pessoa de cara sem nunca ter visto antes?
Ou já cismou com alguém que nunca viu sem nenhum motivo?
Pode acontecer de você entrar em uma loja ou website e querer sair imediatamente. Isso acontece porque teve uma percepção ruim do ambiente, mas não racionalizou, apenas captou subjetivamente.

Muitas empresas não se dão conta desse fator e não entendem por que não alcançam um número grande de clientes. Não imaginam que estão afastando o público.

Nosso cérebro constrói imagens rapidamente com base em informações instintivas e depois não consegue desfazê-las. Nos primeiros 10 segundos formamos uma imagem mental que tende a perdurar por muito tempo.

Estudos mostram que as primeiras impressões podem durar meses e afetam os julgamentos pessoais, mesmo se houverem evidências do contrário.

Na comunicação pessoal, vemos que essas informações são geradas por de 3 tipos de canais:

Visual – Expressões faciais e linguagem corporal

Vocal  – A maneira que falamos, a nossa entonação de voz.

Verbal – As palavras que falamos

Uma comunicação eficiente precisa sintonizar todos esses 3 canais.

A linguagem corporal (visual) supera a linguagem verbal na comunicação, de acordo com estudos do Prof. Albert Mehrabian (UCLA). As primeiras impressões que uma pessoa tem de outra baseia-se em:

55% da sua aparência e linguagem corporal (visual).

38% no seu tom de voz, ou seja, na forma que sua voz é ouvida (vocal).

7 % nas palavras que você fala, ou seja, o conteúdo (verbal).

 

A primeira impressão é feita com base em 55% da sua aparência e linguagem corporal e esse julgamento é feito nos primeiros 10 segundos de forma instintiva.

Isso significa que 93% da opinião de alguém sobre você não tem nada a ver com o que você realmente fala e sim em como ela percebe você visualmente e auditivamente.

 

Isso vale também para os negócios, a primeira impressão que o público tem da sua marca é feita rapidamente com base na sua apresentação visual.

63% dos consumidores acham mais importante as imagens do que a descrição de um produto.

Seus dados visuais causam impacto e as pessoas estão captando de forma inconsciente.

 

A imagem importa mais que o conteúdo?

Não, mas significa que se você deseja que sua mensagem chegue até as pessoas, ela precisa passar pelo filtro da primeira impressão antes.

Criar bons conteúdos ajudam a sua marca a se posicionar como especialista ou autoridade no assunto e facilitam no alcance de uma audiência cada vez maior. Entretanto, se a forma que você se apresenta não for bem pensada, sua mensagem não chegará nas pessoas.

Cuide da sua comunicação visual quando for apresentar sua marca em qualquer lugar e também preste atenção ao seu tom de voz quando for gravar vídeos e áudios.

É fundamental planejar e cuidar constantemente da sua imagem pessoal e de marca para o crescimento e o sucesso dos negócios.

Se você precisa de ajuda para aperfeiçoar a sua apresentação visual ou criar uma nova identidade visual para sua marca, entre em contato comigo. Envia uma mensagem no email contato@pardeideias.com ou clica no aqui link de solicitação de orçamento. Vou adorar participar do seu projeto! 

Precisa de ajuda profissional para criar o nome e a identidade visual do seu negócio?

CONHEÇA O SERVIÇO DE DESIGN DE MARCA
Nós vamos desenvolver o nome da sua marca, o seu logo e a identidade visual para
transmitir profissionalismo, autenticidade e atrair o cliente ideal!

 

» Quero mais informações sobre o serviço de  identidade visual + nome de marca