O que rolou no maior evento de marketing digital da America Latina
Semana passada tivemos um grande evento de marketing digital em Florianópolis, o RD Summit. Eu fui lá conferir as novidades e tive a oportunidade de assistir a diversas palestras de ótimos profissionais. Valeu super a pena, voltei pra casa com a cabeça borbulhando de ideias e vou contar aqui o que você não deve ignorar no marketing do seu negócio.
Foram três dias de muita informação, aprendizado e contatos. Não foi fácil sair do Rio deixando para trás a família para ir ao evento. Eu nunca tinha ido para tão longe sem eles. E foi ótimo, apesar da saudade, aproveitei bastante os conteúdos, conheci pessoas e dei uma relaxada no happy hour que era sempre no final do dia e a galera esperava ansiosamente.
Teve conteúdo de branding, design, conteúdo, marketing, vídeos, seo, enfim coisa pra caramba! O evento é enorme com 8.000 pessoas, muito bem organizado e com visual super legal.
Organizei aqui os assuntos mais falados que são grandes tendências no marketing para o ano que vem. Vou escrever um pouco sobre eles e depois prometo detalhar mais em um post para cada um esses assuntos.
BRANDING
Mundovuca
A palestra de branding foi com a Ana Couto que falou muito do mercado atual e do comportamento das pessoas. O mundo de hoje é cheio de incertezas, complexo e confuso. É uma muvuca, mundovuca.
As marcas com propósitos claros ganham cada vez mais espaço dentro do mercado.
E esse é um movimento de busca pela sobrevivência da marca e quem tem mais capacidade de se adaptar é que vai sobreviver nessa realidade caótica.
As pessoas estão se conectando com os propósitos das empresas. Elas estão se associando a marcas com as quais elas se identificam e que geram valor para elas. Não basta ter uma boa oferta, é preciso ir além e entender o que você tem em comum com seu público.
Marcas precisam gerar valor e não apenas lucro.
CONTEÚDO
Quantidade x qualidade
Há algum tempo eu já vinha pensando sobre isso e tenho cada vez mais certeza de que o conceito de menos é mais pode ser aplicado em diversas áreas, inclusive para qualidade de conteúdo.
Ter muitos conteúdos não significa ter muitos conteúdos com ótima qualidade.
Se você não consegue criar valor com muita frequência, vale a pena reduzir a frequência para aumentar a qualidade do que está fazendo.
MÍDIAS SOCIAIS
Stalker de cliente
O que foi muito falado para redes sociais e em especial Facebook, é que você deve conhecer muito bem o seu cliente. Veja quais páginas e conteúdos ele curte, a sugestão é stalkear os clientes e dessa forma oferecer conteúdo cada vez mais relevante para ele.
Mesmo que você queira vender no Facebook, a gente sabe que ninguém entra lá pra pesquisar produtos, as pessoas entram para ver pessoas. Então, o mais indicado é gerar valor antes para esse cliente e a melhor forma é sabendo falar o que ele quer ouvir.
VÍDEO
Ótima ferramenta de busca
O Youtube é a segunda maior ferramenta de busca do mundo, atrás apenas do Google. Então, é altamente recomendado usar vídeos para entregar conteúdo, criar autoridade e também para fazer ofertas. Sempre fazer as otimizações para Youtube. Dica: sabia que as miniaturas são responsáveis por 60% dos acessos?
Já pegando as dicas, fiz um vídeo curtinho falando um pouco dessas tendências, dá uma olhada aqui.
SEO
Melhoria contínua do que já existe
Você sabia que 55% dos usuários fica apenas 15 segundos em uma página? Para conseguir mais tempo da atenção desses visitantes é preciso fazer um bom conteúdo que seja realmente diferente do que já tem por aí.
Os especialistas em SEO recomendam que os conteúdos já existentes sejam revistos, atualizados e melhorados constantemente. Não adianta ter um monte de conteúdo novo e superficial.
As ferramentas de otimização de atenção são largamente usadas para identificar melhorias nas páginas e após as atualizações serem concluídas, é recomendado “dar um push no Google”, ou seja avisar ao Google que tem conteúdo novo para ele. E quem sabe assim, você consegue uma posição melhor?
TECNOLOGIA
Chatbots, se você não usa logo logo vai usar
Pode parecer estranho falar com um robô, mas essa tendência vai crescer cada vez mais.
Os chatbots são chats onde você conversa com um robô. Lógico, que esse robô foi previamente instruído para poder solucionar e atender o cliente. Além de mais eficientes, robôs são mais rápidos e mais educados que os humanos.
Se interessou? O RD Summit 2018 já tem data marcada, será nos dias 07, 08 e 09 de novembro.
Espero que você tenha gostado desse resumo sobre o que tá rolando de mais novo no marketing digital. E se gostou, compartilha o conteúdo, se inscreve no canal!
Até a próxima!
Obrigada por compartilhar com a gente seus insights!
Ótima matéria! Excelente!
Obrigada! Fico feliz que gostou! 😀