O que fazer para ter a marca conhecida

Quando se fala em marca, é muito comum pensar em prestígio, reconhecimento e até mesmo fama. Isso porque se você tem uma marca, provavelmente (eu chutaria 99,9% das vezes) quer torná-la conhecida e mostrá-la pro mundo. O reconhecimento de marca (brand awareness) é um dos pontos mais trabalhados e desejado em gestão de marcas (branding). Ter uma marca notória é sinônimo de sucesso, mesmo que não seja o sucesso financeiro, ainda, publicidade positiva é bom demais.

Como faz pra ter uma marca famosa?

Existem muitas marcas por aí, pequenas, grandes e gigantescas, mas não é por isso que você vai desistir. Vou detalhar aqui um caminho das pedras, pra ajudar a visualizar o que você pode fazer pra “gravar” sua marca na cabeça da audiência. Vale lembrar que é um caminho longo, pois o reconhecimento somado à reputação da marca precisam de tempo para germinar na mente do público.

Dica #1 – Ser reconhecido

A primeira coisa que se busca é o reconhecimento da marca, isso quer dizer, por exemplo, que uma pessoa ao ver sua marca, lembra que já viu antes. Uma teoria no marketing diz que para alguém lembrar de algo, precisa ter visto aquilo por pelo menos 7 vezes. O cérebro humano funciona bem com a repetição, portanto, diversifique os pontos de contato e não tenha vergonha de aparecer demais. É a aplicação prática daquele ditado: quem não é visto não é lembrado.

Dica #2 – Presença marcante

O próximo passo é começar a se fazer presente de forma agradável para o público. Sim, porque não basta aparecer e ser lembrado, é preciso que essa memória seja positiva. Ocupar um espaço na mente do cliente de forma agradável, fará com que as pessoas busquem ver sua empresa mais vezes. Portanto, lembre-se de ser útil para o seu público, crie conteúdos de vários tipos: informativos, educativos, inspiradores, divertidos etc.

Dica #3 – Agregando valor

E você precisa também que sua marca agregue valor às pessoas. Como faz pra agregar valor? Forneça informações relevantes, dê dicas, entretenha  e dê presentes para a audiência. Presentes digitais como ebooks estão em alta, o investimento é baixo e pode ajudar muita gente. Marketing de conteúdo também é uma forma de trazer consciência da sua marca para pessoas, você dá informações e quando aquela pessoa precisar de algo vai procurar pela sua empresa. A consequência é que muitas pessoas passarão a acompanhar e algumas se tornarão até mesmo fãs da sua empresa.

Dica #4 – Seja impecável

Entregue um serviço/produto impecável, que você tenha orgulho e ainda deixe o cliente feliz da vida. Se o cliente for difícil, ouça e explique detalhadamente as possíveis limitações. Caso tenha uma equipe, certifique-se que todos atendam muito bem ao público, uma das piores coisas pra uma marca é quando um cliente tem uma experiência ruim e passa a reclamar falando mal pra todo mundo. Lógico que uma andorina só não faz verão e ele não vai manchar definitivamente a empresa, mas pode causar dúvidas, uma pequena má fama e afastar algumas pessoas. E o pior disso tudo é ficar com aquela sensação de que a missão não foi cumprida, que falhou com alguém. Ter a impressão de que você não foi capaz de cumprir o que prometeu pode atrapalhar e muito o seu desempenho futuro.

Dica #5 – Tenha persistência

Se parecer que não está dando certo, não desista! O trabalho para aumentar o reconhecimento da presença digital leva tempo. Um dos motivos é que demora até você ter bastante conteúdo significativo, até o Google identificar o seu site como relevante para determinado assunto. E também leva tempo até que as pessoas comecem a ver e lembrar de você. Lógico, que se você estiver disposta a investir bastante em publicidade, o caminho pode encurtar, mas a consistência da presença da marca é ainda um fator importante para conseguir credibilidade.

Dica #6 – Tire algum proveito na sua jornada

Quando criei o blog não tinha um prazo em mente, mas sabia que queria alcançar mais e mais pessoas, ajudando e compartilhando minha mensagem. Hoje, 2 anos depois, a audiência cresceu bastante, aumentou em 10 vezes mais do que era em 2016 (e era bem pouco). Estou muuuito longe de ter um blog e uma marca famosos, mas estou disposta a continuar nessa caminhada, porque além de alcançar pessoas, trocar ideias e inspirações, eu aprendo demais gerando conteúdo.